Uma das coisas mais importantes que você pode fazer para melhorar seu tráfego de forma sustentável é trabalhar em seu SEO para tráfego ou otimização de mecanismo de pesquisa. Embora haja muito a dizer sobre SEO e algumas coisas estejam sempre mudando, o básico será o suficiente para ajudá-lo.
Tudo começa com palavras-chave. Essas são as palavras e frases que seus clientes digitam em seu mecanismo de pesquisa favorito para encontrar o que procuram. Seu objetivo é otimizar várias páginas do seu site para algumas dessas palavras-chave. Escolher os corretos é sua primeira tarefa. Não vá para os principais termos do conselho, como “jardinagem vegetal”. Você não sabe exatamente o que essa pessoa está procurando e será difícil classificar para um termo geral como este. Em vez disso, seu objetivo é escolher algumas palavras-chave de cauda longa, como “por que minhas folhas de tomate estão ondulando”, por exemplo.
Uma de suas melhores fontes para esses tipos de frases é o Google. Vá para google.com e pesquise algo que você sabe que seus clientes estão procurando. Em seguida, observe as pesquisas sugeridas na parte inferior da página. Continue tentando e procurando por essas pesquisas sugeridas até encontrar algo que seja adequado para você e seus visitantes.
Sua próxima etapa será criar um conteúdo em torno dessa frase de palavra-chave. Use-o no título, no url e na metadescrição de sua postagem. Espalhe a frase e frases relacionadas em todo o seu conteúdo. Faça o mesmo com os nomes e alt-tags para as imagens que você usa. Porém, o mais importante é escrever o conteúdo e a descrição da alt tag para seus futuros leitores, não para os mecanismos de pesquisa. Em outras palavras, crie conteúdo de qualidade que ganhe a confiança do seu público. Trabalhar com a palavra-chave deve ser sempre uma preocupação secundária.
Por quê? Porque nenhuma quantidade de tráfego fará muito bem a você se as pessoas que o compõem não se tornarem seus clientes. Depois de escrever seu rascunho, é hora de começar a pensar nos links. Você deseja criar um link desta postagem para um ou dois artigos mais antigos ou postagens de blog em seu site. Também é uma boa ideia criar um link para uma fonte confiável ou site de autoridade. Voltando ao nosso exemplo de planta, você pode criar um link para um artigo universitário sobre o tratamento de doenças do tomate, por exemplo.
Dê uma outra olhada em tudo que você montou. Se estiver bom, vá em frente e clique em publicar. Você está quase terminando seu SEO básico. Há mais uma peça da equação – links de entrada. Você deseja criar um link de algumas páginas mais antigas do seu site para este novo conteúdo. Em seguida, saia e crie um link para ele em postagens de mídia social. Crie alguns pins, escreva alguns tweets e publicações no Facebook. Envie alguns sinais sociais para encorajar os motores de busca a indexar este novo conteúdo. Então sente-se e espere. Com um pouco de sorte, o tráfego virá.