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Nutrição de Leads: saiba como realizar

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Você sabe o que é a nutrição de leads? Essa é uma estratégia de marketing que é voltada para a criação de um conteúdo a partir da segmentação de um público específico para a empresa, assim como o respeito ao funil de vendas.

Essa estratégia cria conteúdo voltado desde o momento que o cliente descobre o negócio, o entendimento acerca de suas necessidades e a fase de decisão de compra. 

Até chegar no processo de compra, o cliente precisa ser nutrido, ou seja, continuar recebendo o material da sua empresa para chegar no processo de decisão da compra. 

Isso é importante porque a maioria dos leads ainda não estão prontos para fazer a compra de um produto ou serviço em seu negócio. Dessa forma, a equipe de marketing tem um trabalho importante para nutrir com qualidade. 

Para que isso ocorra, existem alguns elementos importantes, como:

  • Segmentar o lead corretamente;
  • Compartilhar conteúdos que sejam relevantes;
  • Promover o engajamento com o público por meio do contato;
  • Qualificar o lead para as vendas.

Esse processo ocorre por meio do envio de conteúdos por email, de forma automática e organizada, gerando valor ao seu lead de modo personalizado. 

O modo de envio mais comum é o email, mas a empresa pode utilizar também SMS ou até fazer uma ligação. Vamos conhecer mais sobre esse tema? Prossiga a leitura.

Entenda os benefícios de realizar a nutrição de leads

A nutrição de leads é importante porque na maioria das vezes as pessoas não estão prontas para comprar em sua empresa. 

Nem sempre o cliente faz uma compra por impulso, o que aumenta a necessidade de enviar ofertas para os clientes, assim como um conteúdo com qualidade. 

Dessa forma, os profissionais de marketing desenvolveram a estratégia de nutrir os leads, que representa entender a fase da jornada de compra do cliente e conseguir produzir um tipo de conteúdo que atenda às suas necessidades. 

Diante disso, podemos destacar que os benefícios de realizar a nutrição de leads são:

  • Bom relacionamento com o cliente;
  • Possibilidade de educar o consumidor acerca do mercado;
  • Possibilita a oferta de soluções adequadas para o cliente;
  • Desenvolve confiança e credibilidade;
  • Agrega uma boa experiência para o cliente;
  • Reduz o custo no momento de aquisição dos clientes.

A partir desses benefícios, já ficou claro que é essencial que sua empresa invista na nutrição de leads. 

Quais estratégias podem ser utilizadas para nutrir leads?

Você já parou para pensar que as estratégias de nutrição de leads ocorrem porque a empresa deseja aumentar suas vendas? 

Como esse é um processo que envolve diversas etapas, é importante produzir um conteúdo que seja direcionado desde a fase de descoberta do cliente, seu processo de aprendizado e decisão de compra. 

Sua empresa precisa compreender o que é a nutrição de leads, assim como saber as etapas do funil de vendas e qual é a jornada de compra do seu cliente. 

Dessa forma, sua empresa, por meio da nutrição de leads consegue fazer com que seu negócio utilize estratégias para que o cliente avance em sua jornada. 

O primeiro ponto começa com o entendimento sobre as pessoas que estão no topo do funil, ou seja, que acabaram de ter contato com sua marca. 

No momento que ela faz algum cadastro, ela passa para o meio do funil e deve ser nutrida com a oferta de conteúdo que ajude a suprir suas necessidades.

A partir disso, o cliente decidirá de forma assertiva se deseja fazer uma compra em sua empresa ou não. 

Como fazer a nutrição de leads?

É importante compreender que a nutrição de leads envolve um fluxo do envio de conteúdo e para isso, é necessário seguir um passo a passo.

  • Entenda sobre a jornada de compra do cliente;
  • Saiba quem é o público-alvo e crie uma persona;
  • Defina os materiais que serão enviados ao cliente;
  • Defina um fluxo para os emails;
  • Segmente o conteúdo;
  • Monitore os seus resultados e realize ajustes. 

Assim, pode-se afirmar que conhecer o público é essencial para que a produção de conteúdo tenha qualidade e realmente seja relevante para o cliente. 

É necessário estabelecer um fluxo para esse envio, assim como monitorar os resultados da sua campanha. Dessa forma, sua equipe de marketing consegue atrair mais clientes para o seu negócio. 

Texto originalmente desenvolvido pela equipe Ideal Marketing, plataforma e blog que sua empresa precisa para gerenciar e entender muito mais sobre marketing em um só lugar.

Créditos: Imagem cedida por: Novo produto vetor criado por storyset – br.freepik.com

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