A maioria das campanhas de marketing de mídia social é projetada principalmente para ajudar a conquistar mais seguidores sociais, aumentar a visibilidade do produto / marca ou direcionar o tráfego para um website. Aqui estão dicas rápidas e precisas que você deve considerar ao lançar sua próxima campanha de mídia social.
1. Reserve seu nome de usuário em todas as plataformas
Reserve todos os seus nomes de usuário em todas as plataformas de mídia social, mesmo que você não precise deles agora. Isso evita os impostores e confia em mim; você precisará desses nomes de usuários algum dia.
2. Decida qual (is) plataforma (s) de mídia social melhor atende às suas necessidades
Nem todas as plataformas de mídia social são adequadas para o seu tipo de campanha de marketing. Tentar criar uma presença e permanecer significativamente ativo em todas as plataformas de mídia social disponíveis pode ser demorado e contraproducente. Em vez disso, você precisa identificar plataformas que tragam os melhores resultados e se concentrem nelas.
3. Otimize suas plataformas de mídia social
Depois de decidir sobre a plataforma que você pretende usar, concentre-se em otimizar seus perfis para obter mais seguidores. Algumas coisas a considerar incluem o uso de uma foto de perfil real, escrever de forma clara e abrangente sobre páginas para seus perfis e, quando aplicável, incluir um link para seu site.
4. Conecte suas contas de mídia social ao seu site
Ter todas as suas contas ativas conectadas a seus sites ajuda a manter a conversa em andamento. Os visitantes do seu site podem vincular a qualquer uma das contas listadas e seus seguidores nas mídias sociais podem descobrir mais sobre sua oferta.
5. Encontre e siga os líderes em seu nicho
Encontre as pessoas mais influentes no seu nicho e siga-as ou escolha-as. É provável que eles compartilhem informações úteis sobre o seu nicho ou compartilhem seu progresso sobre um determinado projeto; e você poderá assim buscar inspiração.
6. Não se esqueça das hashtags
Sim, não é apenas uma função bonita para transformar sua frase em um link e parecer legal. A maioria das pessoas usa hashtags para pesquisar coisas nas redes sociais. E é uma boa maneira de fazer suas coisas (como o próximo lançamento do produto) no Facebook. Apenas não exagere.
7. Fique social
Se você tem um perfil pessoal ou uma conta de mídia social da empresa / marca, precisa permanecer social e interativo. Siga outros usuários, envie solicitações de amigos, comente sobre coisas como as outras pessoas, atualize seu status regularmente, compartilhe coisas interessantes e assim por diante.
8. Fique longe de problemas
Cada plataforma de mídia social tem seus próprios conjuntos de regras e algumas regras cortam todas as redes. Por exemplo, o Twitter tem um limite de quantas pessoas você pode seguir por dia, o Facebook tem restrições a pessoas que solicitam amigos que você não conhece e assim por diante.
9. Acompanhe menções
É aqui que a relação pública entra em ação. Use as ferramentas disponíveis para acompanhar cada menção à sua marca em todas as plataformas e descubra o que as pessoas estão dizendo sobre você ou sua marca. Não perca a chance de neutralizar qualquer conversa negativa.
10. Publique várias vezes por dia, mas não exagere
O número de vezes para postar por dia dependerá da rede, dos números de seus seguidores e da interação do seu público.